MÓDULO DE ABERTURA
1 a 5 de AGOSTO 2024
Cinco dias seguidos
O INÍCIO DA JORNADA
Este encontro apresenta na prática os potentes fundamentos do Método Feldenkrais, fazendo você entender como este conhecimento pode ser usado na condução verbal de prática em grupo (ATM), no atendimento individual pela Linguagem do Toque (Integração Funcional), na Experiência Direta dos movimentos cotidianos e em múltiplas outras formas, nas áreas da Saúde, da Educação , das Artes e do desenvolvimento pessoal.
O objetivo é dar uma oportunidade para você conhecer o processo da Formação Feldenkrais TEIATIVA antes de se inscrever na Formação. Assim, depois de conhecer os educadores do Núcleo Feldenkrais, entender o histórico do Método e sua inserção no contexto da Educação Somática, você terá mais condições de decidir sobre fazer o curso de formação.
A Formação Feldenkrais TEIATIVA inicia uma nova turma a cada dois anos. A nova turma será de 2024 a 2026, iniciando em setembro/2024 e terminando em agosto/2026.
Você vai conhecer também a Pedagogia TEIATIVA, criada pelo Núcleo Feldenkrais, e utilizada durante o curso de Formação para promover o desenvolvimento do indivíduo em grupo, e para expandir os potenciais do Método Feldenkrais para além dos moldes tradicionais.
PÚBLICO ALVO
São apresentados instrumentos valiosos para todos que utilizam "A EXPERIÊNCIA DO CORPO" em suas profissões, por exemplo: fisioterapeutas, psicólogos, artistas, educadores físicos, médicos, músicos e esportistas.
Não há pré-requisitos, você não precisa ser de nenhuma área profissional específica . O encontro está aberto a todos os interessados em conhecer e vivenciar o Método Feldenkrais em profundidade.
TEMÁTICAS ABORDADAS
No Conceito e na Prática
1. A EXPERIÊNCIA DIRETA do corpo
2. A CONSCIÊNCIA CORPORAL e suas possibilidades
3. Os problemas causados pela ALIENAÇÃO CORPORAL
4. FELDENKRAIS: uma LINGUAGEM DE MOVIMENTOS para aguçar e integrar as inteligências instintivas
5. As duas modalidades tradicionais do Método Feldenkrais
6. Como as Inteligências do Movimento respondem aos componentes do pensamento, das emoções e do estado de consciência
7. Como passar do "estado de esforço impositivo" para o estado de Integração Funcional