PEDAGOGIA TEIATIVA

Crie-se!

A Pedagogia TEIATIVA é uma criação do

 

A TEIATIVA é uma pedagogia vivencial que gera conhecimento na forma viva das interações. Nela, usamos as práticas do Método Feldenkrais para dar voz ao corpo e o DIÁLOGO INTEGRATIVO para dar voz e linguagem à Experiência Singular de cada indivíduo.  Esta metodologia promove o  desenvolvimento do indivíduo em grupo e o crescimento do grupo pelo fortalecimento do indivíduo. 

 

A PEDAGOGIA TEIATIVA

Inscrever-se na Formação Feldenkrais Teiativa não é apenas fazer um curso no sentido tradicional a que estamos acostumados, é entrar para uma comunidade de estudo, pesquisa e cooperação.

 

As interações extrapolam as turmas de cada ano e envolvem todos os grupos, inclusive os já formados, num movimento de expansão do conhecimento. Cada turma produz um imenso material de conhecimentos e todo este conteúdo vai sendo acumulado e reinventado pela Teia como um todo. Ao se tornar um membro da Teiativa, o aluno ganha acesso a todo este material disponível nas plataformas eletrônicas e passa a integrar uma comunidade que expande os princípios do Método Feldenkrais para a Experiência Humana em sua totalidade, ou seja, para todos os setores da vida.

 

A Pedagogia TEIATIVA cria uma dinâmica diferenciada de experiência de grupo, usando as forças do ambiente relacional para encorajar cada indivíduo à plena expressão de sua singularidade. Postura é comportamento relacional, não é posição. Na vida de todos nós, os hábitos de movimento e postura foram socialmente inscritos no sistema neuro-músculo-esquelético de cada indivíduo.  Assim, aproveitamos a natureza social da nossa fisiologia e vivemos o grupo como um dispositivo especial para a transformação de hábitos e para o empoderamento do indivíduo em sua autoridade sobre o próprio corpo e sobre a própria experiência. Quando o grupo entra em cena como um catalizador da reconfiguração das possibilidades do indivíduo, o re-aprendizado orgânico acontece de modo muito mais espontâneo e duradouro.

O NÚCLEO FELDENKRAIS E AS FORMAÇÕES NO BRASIL

Desde 2009, o Núcleo Feldenkrais é referência nacional na formação de profissionais do Método Feldenkrais. Inicialmente, trouxemos para o Brasil o Modelo Tradicional da Formação, praticado internacionalmente desde a década de 1970.  Realizamos turmas no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Porto Alegre, trazendo treinadores de referência internacional, com destaque para Jerry Karzen, um dos principais continuadores do trabalho de Moshe Feldenkrais, tendo sido seu amigo e aluno direto.

 

Durante esta etapa,  trabalhamos paralelamente no desenvolvimento de um novo curso com uma pedagogia diferenciada e mais adaptada às dinâmicas do século XXI.  Para isso, aliamos o conhecimento consolidado pela tradição aos avanços científicos das quatro últimas décadas e aos insights dos educadores do Núcleo Feldenkrais. Nasceu assim a Formação Feldenkrais Teiativa.

 

A partir de 2018, o Núcleo Feldenkrais deixou de oferecer o modelo tradicional internacional e passou a oferecer unicamente a Formação Feldenkrais Teiativa.

"O que foi feito até agora é apenas o inicio

do muito que pode e precisa ser feito."

- Dr. Moshe Feldenkrais

UM PASSO PARA O FUTURO!
CLIQUE ABAIXO  Conheça mais sobre nossa pedagogia: