Consciência pelo Movimento

"As lições de Consciência pelo Movimento conduzem ao conhecimento de si mesmo e à descoberta de recursos pessoais previamente desconhecidos"

- Dr. Moshe Feldenkrais

Estas são lições de movimento conduzidas verbalmente. Normalmente as lições são feitas em grupo, mas os movimentos são explorados pelo indivíduo à sua própria maneira. Estas explorações permitem a experimentação de praticamente todos os movimentos humanamente possíveis. Os padrões de movimento são realizados nas mais diferentes posições: deitado, em pé, sentado, andando, ajoelhado, rolando, caindo, etc. Muitas lições trazem padrões de funcionamento neurológico e sequências de movimentos observadas em bebês e crianças. Outras lições contêm movimentos de esportes, dança e artes marciais. Mas o movimento não é um fim em si mesmo:

 

"Chegando ao ponto, eu estava lidando com um processo de auto-direcionamento e cada movimento em particular era importante apenas na medida em que trazia luz a este processo."

– Dr. Moshe Feldenkrais

 

A ideia central é ganhar conhecimento, descobrir recursos pessoais e aprender como conduzir-se intencionalmente de acordo com seus potenciais pessoais. Para promover todo este aprendizado, o foco de atenção deve ser retirado do movimento em si mesmo e re-direcionado à maneira em que ele é feito. Neste ambiente de aprendizado, o importante não é o que fazemos, mas sim como fazemos cada ação. Nas lições de Consciência pelo Movimento os movimentos são feitos dentro da amplitude do conforto, sem esforço e de acordo com os ritmos pessoais. O resultado emerge naturalmente, não como um alvo que tenha sido perseguido, mas como a expressão espontânea dos potenciais do indivíduo.

 

"A idéia não é evitar erros, pelo contrário. Os erros são utilizados como alternativas para aquilo que é sentido como correto e estes papéis podem inverter-se rapidamente"

- Dr. Moshe Feldenkrais

© 2014 Criado com alegria pelo Núcleo Feldenkrais

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon