Seguindo os critérios internacionais definidos pela Federação Internacional de Feldenkrais (IFF), a formação consiste em 800 horas aula, divididas em 160 dias (5 horas por dia). Serão 8 segmentos de 20 dias cada um, distribuídos num período de 3 anos e meio. O curso cobre todos os aspectos necessários para a capacitação do estudante e abrangerá os sistemas esquelético, muscular, neurológico e ambiental. A formação leva o aluno a desenvolver:
Conhecimento
• Noções fundamentais sobre a evolução do movimento;
• Noções fundamentais sobre o desenvolvimento da criança;
• Compreensão básica da anatomia humana: esquelética e muscular;
• Elementos de neurociências;
• Processo de percepção, emoções e movimento;
• Relações entre movimento imaginado e movimento realizado;
• Noções sobre a Teoria de Sistemas;
• Patologias relacionadas à Educação Somática.
Habilidades pessoais
• Percepção sensorial refinada;
• Pensamento flexível e criativo;
• Aprimoramento de habilidades como: orientação, coordenação e intenção;
• Auto-observação;
• Observação de movimentos, posturas e atitudes;
• Contato: toque perceptivo, sensível e intencional;
• Uso eficiente dos próprios movimentos, permitindo maior sensibilidade;
• Expressão pessoal.
Preparação Técnica
• Como criar boas condições para o processo de aprendizado;
• Comunicar pensamentos funcionais verbalmente e não-verbalmente;
• Conduzir lições de "Consciência pelo Movimento", percebendo o andamento do grupo e as necessidades de cada indivíduo;
• Através do toque: assumir o trabalho de grupos musculares e despertar padrões funcionais básicos e de desenvolvimento;
• Desenvolver lições de Integração Funcional em diversas orientações: deitado, sentado, em pé, ajoelhado, andando, etc;
• Ética profissional.
Currículo e Estrutura

“Há muito estou intrigado por esta forma sutil de retreinar o sistema nervoso que atualmente recomendo para pacientes cujos movimentos foram restringidos por lesões, paralisia cerebral, fibromialgia ou dor crônica. Eu também acredito que o Método Feldenkrais pode ajudar pessoas mais velhas a alcançarem uma maior amplitude de movimento, flexibilidade e nos ajuda a sentirmos mais confortáveis em nossos próprios corpos."
Andrew Weil, médico norte-americano


"Feldenkrais não está somente pressionando músculos sem parar, mas está mudando coisas no cérebro em si."
Karl Pribram, Neuroscientista, Universidade de Stanford , vencedor do Prêmio Václav Havel pelos Direitos Humanos.
Abaixo está descrita, de forma mais detalhada, a estrutura da formação ano a ano:
Primeiro Ano
No primeiro ano da formação você mergulhará em todos os aspectos do Método Feldenkrais. Você praticará todos os dias lições de Consciência Pelo Movimento (CPM), receberá pelo menos 3 lições de Integração Funcional (IF) ao ano, terá aulas expositivas, demonstrações, discussões teóricas e trabalhos práticos, aprenderá e aprimorará junto aos demais estudantes recursos manuais que lhe fornecerão uma formação completa para seu aprendizado pessoal, crescimento e compreensão do método. Ideias fundamentais sobre teorias de aprendizagem, física, fisioterapia, desenvolvimento motor, anatomia e neurofisiologia serão introduzidos em contextos de distintas atividades para seu aprendizado. Você começará a desenvolver sua própria acuidade sensorial e as suas próprias percepções iniciais, sua auto-organização e habilidades de observação necessárias na IF.
Segundo Ano
O segundo ano abordará em profundidade a estrutura e a função tanto das lições de Consciência Pelo Movimento (CPM) quanto das lições de IF. Por exemplo, você aprenderá como analisar a estrutura e a lógica por trás de diversas lições e como identificar os elementos essenciais de uma lição. Ao fim do segundo ano, a maioria dos alunos receberá uma autorização temporária para ensinar lições de CPM para o público até a conclusão do curso, se quiserem, é claro. Para preparar você para ensinar lições de CPM, a estrutura implícita e os padrões das lições serão evidenciados. Todos os aspectos envolvidos no ensino de lições de CPM serão contemplados e você terá a oportunidade de praticar sob supervisão. Enquanto aprendemos em si mesmo, você começará a reconhecer configurações funcionais fundamentais e aprenderá como incorporar estas observações numa IF, e as práticas de IF serão usadas para ajuda-lo a ter uma compreensão profunda das lições de CPM e vice-versa. À medida que sua experiência for tornando-se cada vez mais incorporada, seu crescimento e desenvolvimento pessoais terão continuidade.
Terceiro Ano
No terceiro ano, seu crescimento pessoal continuará sendo focado na formação mas agora você continuará a desenvolver suas habilidades técnicas, de toque, acuidade sensorial e conhecimento necessário para construir uma lição de IF. Através da sinergia entre a IF e a CPM, a sua profundidade de compreensão e habilidaade aumentarão. Você terá a oportunidade de ver lições de IF serem dadas a colegas e começará a desenvolver seu senso para os elementos criativos envolvidos nesta modalidade do método. As dinâmicas subjacentes comuns tanto à IF e à CPM serão constantemente reforçadas. Iremos explorar as aplicações da IF para grupos específicos como: crianças com questões em seu desenvolvimento motor, músicos, atletas, adultos com problemas neurológicos ou dor crônica. Você aprenderá estratégias na IF para interromper padrões musculares habituais, assumir o trabalho dos músculos, e assumir os padrões funcionais e de desenvolvimento básicos.
Quarto Ano
O quarto ano continuará a tratar de todos os temas apresentados nos anos anteriores. Você desenvolverá grande confiança a respeito por todos os aspectos do Método Feldenkrais e conseguirá organizar todas as partes desse imenso quebra-cabeças. Você aprenderá a perceber e analizar padrões de movimento individuais, a entender as dinâmicas de aprendizado, a construir situações de aprendizado significativas para outros, e a desenvolver lições de IF em várias configurações como sentado, andando, de joelhos ou deitado e etc, em todas as suas variações. À medida que você continuar a aprender sua compreensão sobre função, desenvolvimento motor e aprendizado se aprofundarão e você ampliará sua habilidade para ajudar pessoas com dificuldades e pessoas com vontade de se aperfeiçoarem. E desta forma melhorará, em qualquer uma das situações descritas, a qualidade de vida destas pessoas.