Método Feldenkrais

 

O Método Feldenkrais aborda de forma surpreendente os movimentos humanos, nossa capacidade de aprender e de nos transformarmos.  É baseado em princípios da física, neurologia, fisiologia e psicologia. O Método Feldenkrais é conhecido pelas inusitadas estratégias e por seus movimentos gentis para melhorar postura, flexibilidade, coordenação e equilíbrio tanto de atletas e artistas como daqueles que tem restrições de movimento, dores crônicas e tensões, também dos que tem problemas neurolôgicos, de desenvolvimento, psicológicos e daqueles que querem apenas melhorar para viver uma vida mais plena e leve.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Método Feldenkrais explora aspectos biológicos e culturais do movimento, postura e aprendizado. Nos mostra como nossos hábitos podem nos restringir e acabamos por usar apenas uma pequena porção de nosso imenso e desconhecido potencial. Através de nossa história, educação, cultura, lesões e etc, adotamos padrões de comportamento físicos e psicológicos. Estes padrões estão profundamente arraigados em nosso sistema nervoso e com frequência ficam ultrapassados ou se tornam disfuncionais, criando limitações físicas e psicológicas desnecessárias. No Método Feldenkrais o processo de aprendizado é orgânico e respeita os limites de cada pessoa. Ao percebermos nossos padrões através do movimento ganhamos a oportunidade de nos libertarmos destes padrões obsoletos e de descobrirmos novas formas de pensar, sentir, movimentar e agir.

Esta é uma pequena montagem feita com uma bêbe chamada Liv fazendo o que os nênens fazem durante seu primeiro ano de vida.

 

Os movimentos que os bêbes desenvolvem ao longo de seus primeiros anos são uma das bases fundamentais do Método Feldenkrais e podem ser encontrados nas sequências das lições de Consciência pelo Movimento.

 

Sentir o chão e perceber o suporte que o ambiente lhe dá para que você se mova, repetir os movimentos impulsionad@ por sua curiosidade podem tornar suas ações cotidianas cada vez mais refinadas e executadas com o exato esforço necessário.

 

 

Produzido por Irene Gutteridge (Lyon)

Dirigido por Irene Gutteridge (Lyon) e Jenn Strom

Câmera, Roteiro e Edição por Jenn Strom

Música Original de David Picking